Na Golega para mais um XTerra Portugal





Foram quatro os atletas da AASM, o Emanuel, o Zé, a Sílvia e a Maria João que se aventuraram a participar numa das mais fascinantes provas de triatlo off road, o XTERRA Portugal que aconteceu no dia 1 de Junho, na Golegã. A prova foi organizada pelo Núcleo Sportinguista e pela Câmara Municipal da Golegã, com o apoio técnico da Federação de Triatlo.

Antes dos pormenores da prova um pouco de história... esta modalidade nasceu na ilha de Maui, no Havaí, no ano de 1996, onde betetistas e triatletas se juntaram numa modalidade que combinava aventura e emoção. O desafio consistia em nadar nas águas agitadas do Pacifico, seguida de corrida de BTT e corrida por trilhos. Surgia uma nova e ousada corrida que cresceu numa marca reconhecida internacionalmente, chamada Xterra.

A 2ª edição da XTerra Portugal, prova internacional, pontuou para o Xterra Europe permitindo aos melhores atletas nacionais e estrangeiros sonhar com a final do Campeonato do Mundo XTerra, no Havai. Esta edição serviu também para disputar a 5ª etapa da Taça de Portugal PORterra. Destaca-se o atleta Emanuel Marques que nas duas edições XTerra conseguiu apuramento para participação no Campeonato do Mundo.

Os pormenores da prova... A prova teve as distâncias de 1500 metros de natação, 35Km de BTT e 10Km de corrida a pé. Nadamos nas águas paradas de Alverca do Campo, uma lagoa natural que circunda a vila. O BTT iniciou-se com a beleza de um percurso rolante de Lezíria e Zonas Húmidas, que não nos fazia adivinhar a dureza e exigência do percurso.  

Esperava-nos duras subidas e descidas, caminhos repletos de seixo rolante, muito, muito, single track. Quem tinha menos técnica teve a vida realmente dificultada. No final deste segmento confirmávamos a equação,  XTERRA = DUREZA!O percurso de corrida aconteceu em terreno essencialmente plano, em caminhos ladeados por plantações agrícolas, com interessantes passagens pelo rio.

Foi um fim de semana repleto de emoções vividas na capital do cavalo com destaque para a pasta party realizadas  num picadeiro, que nos permitiu conhecer outros triatletas participantes, muitos oriundos de pontos da Europa e do continente Americano.

Os seus resultados foram:
53 (2º AG 50-54) - Emanuel Marques - 3:42:04
79 (4º AG 50-54) - José Silva - 4:54:09
89 (3ª AG 45-49) - Maria João Lima - 5:59:50
90 (1ª AG 40-44)- Sílvia Pedroso - 6:08:37

Parabéns para todos

0 comentários: