Na pausa do Inverno, os domingos passam-se a correr


O tempo deu tréguas e o domingo nasceu solarengo e com uma temperatura bastante amena para a época. E foi com esse tempo que alguns dos atletas da equipa de Triatlo da AASM se dividiram entre duas provas que se estrearam no panorama das corridas em Portugal, mas que deram provas que vieram para ficar.

Bem a norte disputou-se a primeira edição da Gêres Maraton, prova organizada pelo Carlos Sá, o melhor ultramaratonista Portugês. Mais perto do Porto foi a estreia da Meia Maratona de Famalicão, que contou com a presença de 2850 atletas na linha de partida.



No Parque Nacional do Gerês disputou-se a primeira Gerês Marathon, prova de estrada que contou com um desnível acumulado de 3400 metros.

A partida foi feita bem no centro da vila do Gerês e contou com a presença de 3 atletas da equipa de triatlo da AASM. A Carla Mendes, o Luís Pires e o Paulo Costa começaram a prova ao lado de António Pinto, da lenda das maratonas, vencedor, entre outras, da maratona de Londres por 3 vezes e ainda recordista europeu da maratona.

A prova foi muito dura, começando com uma subida com cerca de 7 km, e tendo ainda mais duas subidas de distâncias superiores. Tal dureza refletiu-se nos tempos que foram todos bem superiores aos registos normais dos atletas.

Toda a prova foi disputada dentro do Parque Natural e os atletas tiveram a oportunidade de fazer uma maratona diferente, no meio da natureza e com uma paisagem de fazer cortar a respiração.

Tal dureza e beleza estavam estampadas nas caras de felicidade de todos os atleta,s conforma iam cortando a meta. O Carlos Sá está de parabéns por mais uma excelente prova, muito bem organizada.






Em Famalicão, sensivelmente ao mesmo tempo dava-se a partida para a Meia maratona daquela cidade, que de entre 2850, contou com a presença dos vencedores da Maratona do Porto deste ano, os etíopes Workneh Fikre Serbessa e Marta Tigabea Mekonen.

Como não podia deixar de se, alguns atletas da equipa de Triatlo da AASM, aproveitaram o descanso que os meses mais frios dão às provas de triatlo, para se fazerem à estrada.

Foram 4 os atletas da equipa que se apresentaram na linha de partida desta prova, que teve como Madrinha a Sara Moreira e como vencedores Marta Tigabea Mekonen que conseguiu o primeiro lugar com o tempo de 01.13.34 e Rui Pinto, que concluiu os 21 km com o tempo de 01.05.15.

Da equipa de triatlo da AASM, o destaque vai para o Nuno Vieira que depois do excelente resultado da Maratona do Porto terminou os 21km em 63º lugar.

Os resultados dos atletas da equipa foram na Gerês Maraton foram:
49º (2ª Abs F - 1º F40) - Carla Mendes - 3:58:55
54º (2º M55) - Luís Pires - 4:01:02
57º (14º M40) - Paulo Costa - 4:01:38


Os resultados dos atletas da equipa na Meia Maratona de Famalicão foram:
63 (8º M35) - Nuno Vieira - 01:23:27
594º (107º M35) - Miguel Almeida - 01:45:12
639º (11ª F20) - Joana Creissac - 01:46:16
794º (158º M40) - Rui Pena - 01:50:32


Parabéns a todos.

0 comentários: