Ultra Trail Terras de Sicó



28 de Fevereiro de 2016 - Ultra Trail Terras de Sicó - Condeixa-a-Nova - 50 Km 

Foi após um amanhecer radioso e gélido que Hugo Brito, atleta da AASM - Triatlo, iniciou o Ultra Trail Terras de Sicó na distância de 50 Km.

A prova, enganadoramente rolante, partiu às 8.30 da manhã e rapidamente abandonou o centro de Condeixa para se embrenhar em trilhos antigos e antigas ocupações romanas, desde Conimbriga, logo no início, ao Rabaçal, já próximo do final, marcas indeléveis da presença civilizacional da Roma antiga no nosso território. 

"A paisagem é toda ela muito bonita, com constantes subidas e descidas, de pendente moderado, à excepção do troço que medeia o percurso, esse sim, com 5 km abruptos de subida às eólicas e descida ao Rabaçal, com uma subida mais agressiva para um final que se esperava pacífico.

As sensações foram sempre boas e nos últimos 10 km foi mesmo possível carregar no passo. Tive 4 paragens forçadas, uma delas durante 5 minutos porque tinha um pico no pé: parei, descalcei a sapatilha, tentei espreitar pelo meio da lama toda que tinha nos pés e ao fim de uns minutos decidi correr com o pico no pé. Só em casa é que consegui tirá-lo, com a ajuda de terceiros. A verdade é que me ajudou a correr mais rápido, pois doía menos quando acelerava. As sensações físicas foram sempre muito boas!

Perto do final a maior surpresa, 2 km extremamente técnicos, mesmo a andar era difícil. Chamaram-lhe o Trilho da Cascata, e realmente ela estava lá, ribombante! O spray da queda de água envolvia todo o vale e refrescava as ideias de terminar a prova brevemente. Foram 25 minutos para fazer aquele pedacinho enlameado e escorregadia, ouvia os atletas a vociferarem à moda dos Abutres. 
Atingia-se aqui os 50 km, pelo que se tiveram de correr mais dois, já em trilho / estrada, revisitando Conimbriga e terminando anaeróbio na Praça da República de Condeixa para uma boa e fresquinha cerveja preta.

Ultra Trail Terras de Sicó 50 km
Distância medida: 52Km 
Desnível acumulado: 4000 metros

120º (27º M40) - Hugo Brito - 7:04:38

Parabéns pelo esforço

0 comentários: