Campeonato da Europa de Triatlo

27 e 29 de Maio de 2016 - Campeonato da Europa de Triatlo - Age Groups

A prova está a acabar, faltam os últimos metros de corrida, para trás ficou a natação, o ciclismo e a corrida bem sofrida, entra-se no túnel de acesso à arena do pavilhão, deixamos o asfalto e o empedrado e temos uma carpete azul, é o esforço final. A entrada no pavilhão Atlântico é de arrepiar, está cheio de pessoas a apoiar, nos altifalantes ouve-se o meu nome, falta a reta final, com o pórtico de chegada ao fundo. Por fim corta-se a meta, a prova foi superada. Isto tudo com as cores de Portugal ao peito. 


Foi o que sentiram centenas de atletas no passado fim de semana, no Campeonato Europeu de Triatlo, para Grupos de Idade. O Triatlo AASM também lá esteve, na sexta na prova da distância sprint e no domingo na prova da distância standard, também conhecida como distância olímpica.

Pela segunda vez, Lisboa acolheu a prova que decide os Campeões Europeus de Triatlo, quer nas Elites, quer para os Grupos de Idade. Se para as Elites a escolha é feita por convocatória, para os Grupos de Idade, os atletas têm de se qualificar. 

Da equipa de Triatlo AASM, os atletas que se qualificaram, foram a Maria João Lima, para a prova da distância sprint, o Pedro Reis para a prova da distância standard e a Carolina Silva e Pedro Magalhães para ambas as provas.


Nas provas de Elites, que decorreram durante o Sábado, o vencedor masculino foi o principal candidato à vitória, o Javier Gomez Noya, tendo conseguindo o seu terceiro título Europeu. Na prova feminina  a luta foi maior, com a liderança a ser alternada entre as Britânicas Lucy Hall e India Lee, tendo a última sido a grande vencedora. 


Os portugueses estiveram bem, com o João Pereira e o João Silva a andarem praticamente a prova toda lado a lado, tendo sido dos mais rápidos no segmento da corrida. Apesar de não terem conseguido sair da água a tempo de andarem no primeiro grupo de ciclismo, integraram o segundo grupo que acabou por perder tempo em relação ao primeiro, acabaram por fazer uma corrida fantástica, recuperando alguns lugares, acabando nas sexta e sétima posições.

A Melanie Santos, andou sempre no grupo da frente, quer no ciclismo quer no inicio da corrida, acabando no 19º lugar.


No que toca aos verdadeiros heróis, os atletas amadores que integraram os Grupos de Idade, o destaque entre os Portugueses vai para a Katarina Larson que se sagrou Campeã Europeia de Triatlo Sprint e Standard, no grupo de idade 30-34, para o Diogo Nóbrega, Campeão Europeu de Triatlo Standard, no grupo de idades 18-19 anos e para o Márcio Neves, também Campeão Europeu de Triatlo na distância Standard, no grupo de idades 30-34.


Da equipa de Triatlo AASM, na prova da distância sprint, a Maria João Lima acabou no top 10 do seu grupo de idades. O Pedro Magalhães acabou por não fazer uma prova ao nível ao seu nível, pois alinhou à partida para a prova com uma grande constipação, o que acabou por o limitar muito.

Já no domingo na prova da distância standard, tivemos o Pedro Reis, a fazer o melhor tempo entre os atletas da equipa, seguido pelo Pedro Magalhães que competiu já bem melhor da constipação e da Carolina Silva.


Foi um fim de semana em grande para o triatlo e para todos os que competiram e se deslocaram à zona do Parque das Nações, em Lisboa, para assistir às provas.

Os resultados dos nossos atletas foram:

Campeonato Europa Sprint Feminino
101ª Geral F (14ª AG 30-34) Carolina Silva - 1:18:13
127ª Geral F (10ª AG 50-54) Maria João Lima - 1:20:52

Campeonato Europa Sprint Masculino
339º Geral M (32º AG 25-29) - Pedro Magalhães - 1:19:33

Campeonato Europa Standard Feminino
93ª Geral F (15ª AG 30-34) - Carolina Silva - 02:29:09

Campeonato Europa Standard Masculino
324º Geral M (46º AG 35-39) - Pedro Reis - 02:23:11
326º Geral M (40º AG 25-30) - Pedro Magalhães - 02:23:27

Parabéns a todos

Agradecemos as fotografias da FTP, Clarisse Henrriques, Rossana Ferreira e Triatl3ta

0 comentários: