Leandro Barros no Northwest Triman

25 de Junho de 2016 - Northwest Triman - Distância Ironman


No passado dia 25 de Junho tivemos mais um atleta da Equipa de Triatlo AASM numa prova da distância Ironman, O Leandro Barros esteve na corunha para participar no Northwest Triman.

Mas nada melhor do que ler o relato na primeira pessoa:


"Está feito o Northwest Triman na distância Ironman, um sonho que se tornou realidade.

Foi um dia único e memorável, uma prova cheia de emoções e sensações, os Espanhóis encheram as ruas, saíram de casa mesmo com chuva para vir apoiar todos os atletas, soube bem ao longo de percurso de bike e de corrida estar sempre a ouvir palavras de apoio, nesta multidão ainda foi possível ter um grupo de Portugueses que estiveram sempre a torcer por mim, e só me resta deixar um agradecimento pelas palavras de apoio deste grupo.
 
Falando da prova, o percurso de natação é num lago muito calmo que torna este segmento tranquilo para quem tem dificuldades na natação, que era o meu caso, estava com bastante receio da natação, mas no fundo foi a parte que menos custou, passou muito rápido, a água estava a uma temperatura agradável, aliás mais quente que a temperatura ambiente, nadei dentro do esperado, tinha apontado para 1H15 e acabei por fazer 1H18 nada de preocupante.
 
O percurso de bicicleta não é um percurso rápido, pois a cada volta temos uma subida com alguma inclinação aliada de distância, e o resto do percurso são falsos planos, mas no entanto é uma zona bonita. O maior problema que encontrei neste segmento foi mesmo a chuva, vento e frio que se fizeram sentir, tentei combater alguns destes problemas levando um impermeável, mas a segurança não consegui evitar, pois o vento, chuva e rodas com perfil alto não combinam muito bem e ainda soube que houve algumas quedas. No entanto as sensações continuavam boas, o corpo sem qualquer tipo de fadiga e sempre a cumprir o estipulado, uma média de 30km/h (que acabou 29 e tal porque tive de fazer 5 paragens obrigatórias) que apesar de não ser nada de especial, considerei razoável devido às condições climatéricas e ao percurso, terminando assim os 180km com 6H05min.


Iniciado o percurso de corrida começou o problema não pelo estado físico porque fui sempre a gerir a prova visto ser o meu 1º ironman, mas por causa dum desconforto gástrico causado pelas barras e géis ingeridos que me deram uma dor abdominal forte e náuseas, mesmo assim fui correndo dentro dos possíveis até aos 15km, nesta altura senti que devia comer para evitar mais erros e foi quando a coisa piorou, pois o corpo não estava a tolerar mais nada no estômago, a má disposição agravou-se e nesta altura cheguei mesmo a pensar –“estraguei tudo”, como já não havia muito mais a fazer pensei perdido por 100 perdido por 1000, decidi arriscar e tomar um rennie e de facto foi a salvação, as náuseas acalmaram bastante rápido e a dor abdominal acalmou mais tarde, no meio desta confusão toda fui correndo com um Espanhol que tinha tido uma queda de bike (o rapaz estava bastante esmurrado) foi sempre puxando por mim e dando força, acabamos por cortar a meta juntos.
 
O que mais marcou na corrida foi mesmo ver a placa dos 37km, quando vi pensei para mim “já está feito”, então nos dois últimos quilómetros (aqui já vinha acusar fadiga algum tempo) entramos na zona onde estava o maior publico, estavam a gritar em Espanhol campeão, campeão és um Ironman, muitos parabéns! Só me lembro de erguer, meter um sorriso na cara e dizer ao rapaz que estava comigo “esta já ninguém nos tira” acabando assim a prova com um tempo de 12H22min.
 
Se até ao ciclismo cumpri com os tempos que tinha previsto, na corrida não pude dizer o mesmo fiz mais 1H10 do que esperava, sei que não foi um tempo por aí alem mas olhando para trás, ao que treinei (visto não ter uma vida fácil), à minha experiência em triatlo que era quase nula, pois este triatlo foi o meu terceiro triatlo e outros dois que tinha feito foram distâncias sprint, acho que foi razoável e garanto que no próximo triatlo de longa distância irei baixar bastante o tempo, pois é com a experiência e com os erros que aprendemos e evoluímos.
 
Termino deixando um grande agradecimento a todos que me apoiaram, ajudaram, e estiveram sempre ao meu lado neste desafio que era um sonho."


Classificação:

152º (8ºAG25-29) - Leandro Barros - 12:22:31

Parabéns Leandro, és um Ironman.


0 comentários: